Maine Coon cattery
*Gatil para criação de gatos da raça Maine Coon.
Gugatto recomenda:
Médica Veterinária: Juliana A. Queiroz / CRMV-RJ 8219
Tel: 21 78319962
- Consultas, exames e cirurgias. Atend. a domicílio a combinar.

Tel.: (21) 9 8350-5901
WhatsApp: 21983505901
Dar carne crua para meu gato pode representar algum perigo?
Alguns acham que a carne crua pode conter salmonela, toxoplasmose, outra bactéria ou parasita. E que a única maneira de ter certeza de que o seu gato não recebe essas doenças potencialmente fatais é cozinhar a carne. À primeira vista, este argumento parece ter fundamento, mas vale a pena ressaltar algumas coisas. Gatos selvagens comem nada além de carne crua e ossos. Os gatos domésticos, juntamente com todos os outros gatos, têm evoluído em uma dieta de carne crua. Seu sistema digestivo sabe como lidar com isso.
Gatos, assim como os ursos, são carnívoros. Seus dentes mostram isso claramente. Eles são feitos para auxiliar na captura de presas e são poderosos para trituração de ossos. Para seu sistema digestivo, a carne crua é rápida e fácil de digerir. A humanidade é geralmente afetada pela ilusão de que eles tenham melhorado na natureza. Nada poderia estar mais longe da verdade. Os alimentos são tão complexos e nós ainda não compreendemos 100%. Por exemplo, os pesquisadores descobriram que os gatos precisam de taurina, um aminoácido encontrado apenas em tecido animal, o que é perdido através de cozimento. Agora ele é adicionado nas ração de gatos e suplementos.
Quando você leva em consideração que os gatos têm vindo a evoluir nas últimas centenas de milhares de anos, como poderia ser possível o simples fato da comida de gato estar disponível há algumas décadas ser potencialmente melhor do que a dieta característica da espécie? A salmonela é basicamente uma intoxicação alimentar pela ingestão de alimentos contaminados. No entanto, os gatos selvagens só comem as presas que acabaram de ser mortas. Sendo assim, a carne é super fresca. Alimentos super frescos não trás infecções como estas. Alimentos infectados vêm de armazenamento inadequados.
Esta é uma razão pela qual você vai chegar a conclusão de que os gatos são comedores muito exigente. É porque eles sabem como se alimentar. Mas pelo fato de que eles precisam comer para sobreviver e são deixados com poucas alternativas, comer a ração que você oferece parece ser a única opção. Não estou denegrindo as rações para gatos mas, pelo amor de Deus, tem muita gente que diz amar seus gatos e compram a ração mais vagabunda possível para eles.
A idéia básica é manter a carne crua no cardápio do seu gato. Não guarde na geladeira por mais do que entre dois a quatro dias, dependendo da temperatura do refrigerador. A toxoplasmose é uma doença grave que raramente afeta indivíduos saudáveis. Pode ser uma das principais causas de doença grave em pessoas com um sistema imunológico danificado ou aqueles em uso de medicação que diminui a eficácia do sistema imunológico. Isso é um fato tanto para gatos quanto humanos. Gatos selvagens só podem sobreviver com um sistema imunológico muito forte. Assim, a dieta de carne crua e ossos parece servir bem. Só compre carne fresca para o seu gato, além de rações de alta qualidade, que vão adicionar alguns nutrientes importantíssimos para a saúde do seu animal. Se o seu gato não gosta da comida que você dá, provavelmente há algum problema com ela.