Maine Coon cattery
*Gatil para criação de gatos da raça Maine Coon.
Gugatto recomenda:
Médica Veterinária: Juliana A. Queiroz / CRMV-RJ 8219
Tel: 21 78319962
- Consultas, exames e cirurgias. Atend. a domicílio a combinar.

Tel.: (21) 9 8350-5901
WhatsApp: 21983505901
Cuidados Diários com seu Gato
Os animais são dependentes física e afetivamente dos seres humanos. Portanto, cuidar deles significa assumir total responsabilidade pelas suas atitudes, mantê-los em perfeitas condições de saúde, ter cuidados, contenção e afeto.Antes de adotar ou comprar um gato, pense que seu tempo médio de vida é de 15 a 20 anos e que deverá cuidar dele com amor e responsabilidade enquanto ele viver. Pergunte à sua família se todos estão de acordo, e se há recursos necessários para mantê-lo. Verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados quando você for viajar.Lembre-se que seu gato não é um objeto. Poderá sim vir a adoecer, gripar ter parasitas e não será por isso que deixará de ser de sua responsabilidade, digno de receber AMOR e CUIDADOS. Outro dia, uma cliente - já com seu gato pra completar 6 meses de vida -, me ligou querendo saber se eu o compraria de volta por estar com pulga. Ora, me deu vontade de perguntar se ela também se desfaria de seu filho ou filha por pegar piolho na escola. Por acaso é diferente???? Ter um gato é ter uma VIDA sob sua guarda. Não o veja como um objeto que não possa adoecer, ter indisposição, estragar algo por instinto inocente ou ficar triste. Sinto informar: NÃO é um objeto de enfeite, peludo que basta alimentar e pronto! Uma vida não é um coisa comprada numa loja, que ao primeiro sinal de mal-funcionamento, nós a devolvemos para a loja ou abandonamos no lixo. Você certamente não devolveria um filho à Deus, ou reclamaria de sua má sorte caso um filho viesse a ficar doente, ter piolho ou pegar sarampo. Da mesma forma, tenha consideração por seu gato. Não o tenha para caçar ratos ou para brincar com seus filhos enquanto é filhote. Ele tem sentimentos e deve ser tratado com amor e respeito. A saúde psicológica do animal também é muito importante. Dê atenção e carinho a ele todos os dias. Outra coisa: GATO NÃO SE CRIA SOLTO COM ACESSO À RUA!
Se este é seu primeiro filhote, acostume-o ao seu novo lar colocando-o num quarto pequeno - se o seu, melhor (!) -, com água fresca e filtrada e sua comidinha disponível o tempo todo, além de sua caixinha de areia - claro, num lugar distante de sua comida. Isto é para que ele se sinta seguro. É sempre mais fácil se sentir seguro num ambiente pequeno e sem mistérios. Ele também pegará o cheiro de seu novo lar e seu, e isso o trará conforto e segurança! Caso haja outros gatos no lar, isso facilitará a adaptação pois tendo o cheiro da casa e do(a) dono(a), não será tão difícil aceitá-lo no novo grupo. O tempo para isso é mais ou menos uma semana. Para acostumá-lo(a) com colo, procure fazê-lo(a) se sentir seguro(a) e coberto de carinho no seu colo. Mime-o(a) à vontade ! rs
Tendo crianças, por favor, façam entender que um filhote de gatos é frágil ! Não devem apertá-lo nem deixá-lo cair no chão; assim como respeitar seus momentos para se alimentar e fazer sua higiene. Um sono bem tranquilo e sem perturbações ajudarão sempre a crescer saudavelmente.
Jamais dê leite de vaca ao seu filhote ! Se quiser servir leite, dê leite de cabra. E somente enquanto filhote. Quando adulto, o gato perde a capacidade de digerir a proteína do leite e tende a ter diarréia.
Jamais dê água gelada para seu gatinho. Eles também gripam como nós !
Forneça somente ração de qualidade "SUPER PREMIUM". Melhor se específica para gatos persas (pêlos longos).
Para limpar as orelhas, utilize um pouco de algodão para retirar excesso de cera e sujeira da cartilagem exterior. Nunca insira o cotonete no canal auditivo! Se não tiver segurança para utilizar o cotonete, prefira o algodão umedecido. Pode ser usado água oxigenada diluída ou especificamente o produto pet “EPIOTIC”, 1x semana. Caso esteja saindo um cerume de cor marron escura com pontos pretos, indicará presença de sarna otodécica e deverá ser tratada com OTOGUARD ou NATALENE (2 gotas em cada ouvido, 2x ao dia, após limpeza, por 5 ou 7 dias), ou limpar diariamente até que fique sem cera escura, com o produto pet TETI SARNOL - em algodão.
Limpar os olhos deve sempre ser a primeira coisa a ser feita todo dia. Utilize algodão umedecido em água boricada ou soro fisiológico. Use um agodão diferente para cada olho. Nunca use cotonete para limpar os olhos para não correr o risco de ferir o animal com a haste. Caso se apresentem lacrimejando em excesso e inchados, muitas vezes permanecendo fechados pela manhã, use a pomada oftálmica de TERRAMICINA por 1 semana à noite, e colírio de cloranfenicol pela manhã e à tarde. Nos gatos de cara muito achatada, o canal lacrimal é prejudicado e provoca aquela aparência de olhos constantemente sujos. Esta sujeira muitas vezes provoca irritação nos olhos.
Caso, devido ao estresse de mudança de lar e de alimentação as fezes se apresentem amolecidas, dê BIOCANIS (pasta com pro-bióticos) ou Probiótico Vetnil, 1 grama por dia. Bom para regularizar o intestino, pois possui pró-bióticos em sua formulação. E caso o filhote rejeite alimentos nessa fase, dê uma latinha de suplemento encontrado em PETSHOPS, chamada RECOVERY (da Royal Canin), ou A/D (da Hill's). É tipo patè, muito saborosa e irresistível - além de recomendada para situações de estresse e alta demanda energética, como recuperação em convalescência.
EVITE BANHOS NO TEMPO FRIO ! GATOS TAMBÉM PEGAM GRIPES e PNEUMONIAS !!! No banho, a água deverá estar sempre morna. E cuidado com correntes de ar frio após o banho. Prefira xampus com Cetoconazol - o mesmo encontrado nas farmácias para caspa humana também serve perfeitamente e são baratos. E em casos de perda de pêlos por fungos, experimente após o banho, borrifar no local uma solução de 50% de água com 50% de vinagre de maçã. Aqui no gatil usamos e indicamos. Tem dado grandes resultados ! E lembre-se de secar bem o filhote depois. Pode-se usar um secador de cabelos, mas cuidado para não queimar o filhote !!!!
LEMBREM-SE! GATOS TÊM SUA IMUNIDADE VARIÁVEL, CONFORME SITUAÇÕES DE EXTREMO ESTRESSE. A EXEMPLO: MUDANÇA DE AMBIENTE, DESMAME, CIO E CIRCULAÇÃO REPENTINA DE MUITAS PESSOAS E/OU ANIMAS ESTRANHOS AOS GATOS. POR ISSO, NESSAS SITUAÇÕES, JUNTANDO-SE À UMIDADE EXCESSIVA DO LOCAL, PODEM APARECER PROBLEMAS OPORTUNISTAS COMO SARNA DE OUVIDO (CASO A CERA PRESENTE JÁ SEJA EXCESSIVA) E FUNGOS NA PELE. MUITAS VEZES, TRAZEMOS DA RUA PARA O LAR, NA SOLA DE NOSSOS CALÇADOS E EM NOSSA ROUPA.
O tratamento para fungos na pele é simples, com banhos frequentes no local afetado, usando um xampú aà base de Cetoconazol e/ou Clorexidina. Caso queira usar um de petshop mesmo, um bom que usamos e recomendamos é o "MICODINE Shampoo".
As unhas devem estar sempre aparadas – ou elas poderão crescer e ferir as palminhas do seu próprio gatinho. Apare-as usando um cortador de unhas ou alicate próprio para unhas de animais. Quando cortar as unhas, tenha certeza que não está atingindo a parte rosada que é extremamente sensível. Corte sempre apenas a pontinha da unha.
Finalmente, você deverá dar uma boa alimentação. Animal bem alimentado é saúde na certa. Rações secas e úmidas de qualidade poderão ser encontradas nos Pet Shops. Se o gato é filhote use a ração própria para a idade dele.
A água deverá sempre estar disponível, fresca e limpa (Não esqueça de limpar também o pode d’água toda vez que trocar a água).
Cuidado no uso de medicamentos. Lembre-se o gato não tem 7 vidas. Fale com o seu veterinário antes de administrar qualquer remédio – muitos remédios para cães ou humanos são fatais para felinos!!!
Lembre-se: Após a vacinação TRÍPLICE ou QUÁDUPLA é normal e possível de ocorrer reações leves dos sintomas semelhantes à gripe, como espirros e irritação dos olhos como remelas e pálpebras colando... ( vacinas carregam os vírus inativos para a gripe felina!). Estes poderão ser amenizados/sanados com um colírio como o de Cloranfenicol, ou mesmo comum, após limpeza dos mesmos com soro fisiológico, 2x ao dia. Pode ser, num caso mais grave, um esquema de 1 gota de colírio de cloranfenicol em cada olho, de manhã e à tarde - após limpá-los com algodão em soro fisiológico -, e à noite, meio centímetro de pomada oftálmica de Terramicina em cada olho. Isso evitará que o filhote amanheça com os olhos colados. Repita por no máximo 5 dias. No frio, quando o gato dorme mais, se o nariz for muito achatado, no caso dos gatos show e topshow, isso poderá ser comum de vez em quando. Nos breeders nem tanto.
E para os espirros, 1 ou 2 gotas de vitamina C (cebion, energil C, etc) 2x ao dia. Hidrate também com seringas de soro específico para rehidratação vendido em farmácias, diretamente na boca como uma mamadeira e lentamente para não engasgar, a cada 2/3 horas - caso não tenha certeza do filhote estar bebendo água sozinho. No mais, se persistir, consultar seu médico veterinário de confiança.
Na escovação diária, tenha o polvilho anti-septico GRANADO para auxiliar no desembolar dos pêlos e prevenir aparecimento de fungos.
E uma dica GuGATTO: Para fazer a areia higiênica render mais e a urina realmente poder ser retirada em forma de bola bem endurecida, sem deixar resíduo molhado de urina, misture à areia de 30 a 50% de farinha de mandioca. Você verá o quanto seu trabalho para manter limpa a liteira ficará mais fácil !
Para pulgas, preferimos o uso do "FrontLine Plus" para gatos, mesmo filhotes.
E, para educar seu gato, nunca bata nele. Prefira dizer um forte e direto "NÃO !" e, se ainda persistir no erro, tenha um borrifador de água sempre à mão.
Todas as informações fornecidas aqui são com intuito de auxiliar e corrigir pequenas urgências, não devendo JAMAIS - em caso de incerteza das reais causas dos sintomas - substituir a prescrição do seu veterinário de confiança. Mas, conselho meu: "Tenha realmente um médico veterinário que AME gatos e tenha experiência com os felinos ! Porque muitos, infelizmente no Brasil, carregam a preferência por cães, e não têm a menor familiaridade com gatos, além do que viram na faculdade.
Kit básico para quem cria gatos:

Boa sorte com o seu gato. Ele lhe dará em dobro tudo o que você der a ele.
Veterinária responsável: Dra. Cristiane Garcia CRMV-RJ7701
Criador Proprietário: Augusto C. C. Nascimento